Saúde da Pele, Cabelos e Unhas

Bromidrose

O que é?

Bromidrose é uma condição na qual a sudorese corporal vem acompanhada de um suor desagradável. Embora não seja grave, é causa comum de desagrado e prejuízo à qualidade de vida do indivíduo, por isso é indicado o tratamento feito por um médico dermatologista.

Sintomas:

O sintoma característico da bromidrose é o odor intenso, a ponto de ser entendido como desagradável, que o suor provoca a partir de partes quentes do corpo como axila, virilha e pés, em indivíduos a partir da puberdade e também na idade adulta.

Tratamentos:

O tratamento é decidido caso a caso e se baseia, geralmente, na interferência sobre as bactérias que habitam a pele nas regiões mais quentes do corpo, como axilas e virilhas. O médico irá prescrever produtos, algumas vezes com antibiótico tópico, para modificar o tipo e a quantidade das bactérias dessas regiões. Assim, a característica do suor também mudará. Pode ser necessário mais de um tratamento ao longo do tempo, caso haja recidiva. É um problema com solução viável e alcançável por meio de acompanhamento médico.

Prevenção:

Para crianças e idosos não é necessário prevenção, pois os níveis hormonais nestas faixas etárias não são compatíveis com o surgimento da bromidrose. Já na adolescência e na idade adulta, não há prevenção conhecida. A atitude recomendada é a consulta médica tão logo a intensidade do odor associado ao suor se torne um motivo de incômodo ou transtorno.