Saúde da Pele, Cabelos e Unhas

Furúnculo

O que é?

Consiste em um tipo de foliculite bacteriana, ou seja, uma inflamação da unidade pilossebácea* causada por bactérias. Há 2 tipos de foliculite, uma superficial e outra profunda. O furúnculo é uma forma de foliculite profunda, acometendo não só o folículo piloso em sua profundidade, mas também a glândula sebácea anexa. Geralmente, surge a partir de uma foliculite superficial estafilocócica, ou seja, uma lesão de pele que se assemelha a uma pequena espinha com pus. A partir deste ponto, a espinha cresce e se aprofunda até formar um abscesso na pele.

Sintomas:

Na pele, surge um “botão” endurecido, avermelhado, quente e doloroso que acaba por se transformar em um abscesso de pus. Com o tempo, este botão amolece e drena o “carnegão”. O “carnegão” é uma massa de pus misturada com restos de pele.

Tratamentos:

É baseado no uso de antibióticos que atuam contra as bactérias. A cefalexina é muito usada. Compressas quentes ajudam a acelerar a drenagem e cura. Em alguns casos mais graves, há necessidade de cortar e drenar o furúnculo.

Prevenção:

Investir na higiene pessoal e dos familiares. Limpar e manter as unhas curtas. Nos casos de furúnculos que ficam recidivando, a aplicação de pomadas de antibiótico nas fossas nasais é necessária, visando acabar com as bactérias que ficam alojadas nessa região e, de lá, invadem a pele.

A unidade pilossebácea é constituída por pelo, pelo folículo piloso e pela glândula sebácea anexa. O folículo piloso produz o pelo e as glândulas sebáceas o lubrificam.