Saúde da Pele, Cabelos e Unhas

Hipomelanose

O que é?

A hipomelanose é uma desordem adquirida que afeta, particularmente, as extremidades de indivíduos de pele mais escura. Provavelmente afete todas as etnias, sendo apenas mais aparente em pessoas com essa tonalidade de pele. Atinge igualmente homens e mulheres, sendo mais frequente com o avançar da idade. Nota-se a presença de história familiar em cerca de 60% dos pacientes.

Sintomas:

As lesões típicas são manchas esbranquiçadas, usualmente redondas, variando de 1milímetro a 2 centímetros de diâmetro, mais comuns nas áreas expostas das extremidades, principalmente na face anterior das pernas. Podem aumentar em tamanho e número com a idade.

Tratamentos:

O tratamento da hipomelanose é um desafio, pois existem poucos métodos efetivos. O dermatologista irá avaliar cada caso e explicar as alternativas disponíveis. Podem ser utilizadas a crioterapia e a microdermabrasão, entre outras alternativas.

Prevenção:

A prevenção pode ser feita com a minimização da exposição solar, principalmente pessoas com história familiar de hipomelanose ou aquelas que comecem a notar as primeiras manchas na pele.