Calvície ou alopecia androgenética, entenda sobre essa condição!
A alopecia androgénetica, ou também conhecida como calvície, é uma forma de queda de cabelos geneticamente determinada. É relativamente frequente na população e acomete tanto homens quanto mulheres.
Ocorre devido à ação de hormônios nos folículos capilares que com o passar do tempo, esses fios se afinam devido à atrofia das raízes capilares, resultando na progressiva perda de cabelo.
Nas mulheres afetadas pela calvície, deve se investigar causas de desequilíbrio hormonal como tumor ovariano ou ovários policísticos. No entanto, é importante destacar que, ao tratar a causa subjacente da calvície em mulheres, é possível reverter o quadro.
Quais são os primeiros sinais?
Geralmente, os primeiros sinais surgem cedo, entre os 17 e 23 anos. A hereditariedade desempenha um papel significativo na perda dos fios, juntamente com a presença de hormônios masculinos.
No entanto, fatores como o uso excessivo de produtos químicos, dieta pobre, oleosidade, deficiências nutricionais e estresse também podem contribuir para a queda de cabelo.
Tratamentos
A medicina avançou muito em estudos nos últimos anos, hoje em dia dispomos de uma variedade de tratamentos, mas Sempre devemos começar com uma consulta médica para avaliação dos fios e do couro cabeludo. Exames podem ser solicitados para diagnosticar com exatidão as causas da queda de cabelo ou de outras anomalias.
Após o diagnóstico, caso necessário, oferecemos terapia com laser e intradermoterapias e MMP capilar.